“Apagão de dados”: falta de transparência é regra no governo Bolsonaro

É PUBLICO-Apagão de dados governo bolsonaro SITE

“Apagão de dados”: falta de transparência é regra no governo Bolsonaro

😱 Desde seu começo, Bolsonaro vem reduzindo o acesso da população aos dados que mostram o fracasso de seu governo (e até de situações que precisam ser investigadas).

😒 No auge da pandemia de Covid-19, o Ministério da Saúde sofreu um “apagão” e deixou de divulgar a situação da doença, para que os brasileiros não soubessem a quantidade de infectados e de mortos. A falta de transparência é utilizada de forma política e ideológica pela gestão de Jair Bolsonaro – em prejuízo da população, como sempre.

👎 Desde o início, a estratégia de Bolsonaro é fragilizar e atrasar ao máximo as medidas de controle da pandemia, e para seu governo é natural desmantelar dados públicos e confiáveis, pois por meio deles a população pode reivindicar outros rumos políticos para o país.

😷 Esse padrão é repetido também em relação aos dados sobre desmatamento e meio ambiente, sobre queimadas, sobre gastos com cartão corporativo, gastos com contratação de amigos e muitas outras situações.

A transparência é uma obrigação dos governantes e uma premissa da democracia! Quem não age com transparência não pode governar um país.

#ServiçoPúblico #ÉPublico #ÉparaTodos #ValorizeOServidor #ServiçoPúblicoéExcelência