Farra: 100 generais do Exército receberam a patente de marechal (extinta desde 1967).

farra-100-generais-do-exército-receberam-a-patente-de-marechal-extinta-desde-1967

Farra: 100 generais do Exército receberam a patente de marechal (extinta desde 1967).

🔎 20 milhões passando fome. 14 milhões de desempregados. Preços recordes em combustíveis e  gás. Miséria, desamparo e desespero crescente. E o que faz o governo Bolsonaro? Dá mimos para agradar os ‘amigos’.

Dados públicos disponibilizados no Portal da Transparência mostram que 100 generais do Exército (último posto da escala hierárquica do Exército Brasileiro) receberam a patente de marechal, que estava extinta desde 1967.

🤔 Não se sabe ao certo qual foi a justificativa dada pelo Governo Federal para conceder as promoções. Mas um traço marcante de qualquer governo inclinado à tirania é distribuir patentes, condecorações e medalhas para manter a fidelidade de apoiadores, mesmo que não tenham nenhum mérito para isso. E o atual governo faz isso o tempo todo.

😯 Esse título de marechal é atribuído a oficiais de alto escalão, os considerados heróis nacionais por liderarem tropas em conflitos bélicos. Só que o último conflito que o Brasil efetivamente participou foi a 2ª Guerra Mundial, que acabou em 1945…

🤫 O Ministério da Defesa optou pelo silêncio e não esclarece nada a respeito dessas mudanças na hierarquia, muito menos a data em que elas ocorreram ou os impactos para o país.

📃 A manobra para a farra da nomeação foi possível através da Lei 13.954, que entrou em vigor em 2019, já no governo Bolsonaro.