Como eram os serviços públicos na ditadura militar

## Educação

– **Censura e perseguição:** O regime militar impôs censura e perseguição à educação e à cultura, controlando o conteúdo dos livros didáticos e perseguindo professores e alunos que se manifestassem contra o regime.
– **Repressão à liberdade acadêmica:** Professores e alunos eram reprimidos por suas opiniões políticas, e muitos foram demitidos, presos ou torturados.
– **Fechamento de escolas:** Houve o fechamento de muitas escolas e universidades, o que limitou o acesso à educação.
– **Baixa qualidade do ensino:** A qualidade do ensino era baixa, devido à falta de investimentos e à repressão à liberdade acadêmica.
– **Desvalorização dos profissionais da educação:** Os professores eram mal pagos e desvalorizados, o que contribuiu para o declínio da qualidade do ensino.

## Saúde

– **Precariedade dos serviços de saúde:** Os serviços de saúde eram precários, com falta de médicos, hospitais e medicamentos.
– **Atendimento precário:** O atendimento à população era precário, com filas longas e falta de acesso a medicamentos e exames.
– **Negligência com a saúde pública:** O governo negligenciava a saúde pública, investindo pouco em programas de prevenção e tratamento.
– **Epidemias:** Houve epidemias de doenças como a tuberculose, a varíola e a febre amarela, devido à falta de saneamento básico e à precariedade dos serviços de saúde.
– **Mortalidade infantil elevada:** A mortalidade infantil era elevada, devido à falta de acesso aos serviços de saúde e à desnutrição.

## Saneamento básico

– **Precariedade da infraestrutura:** A infraestrutura de saneamento básico era precária, com falta de água potável, esgoto tratado e coleta de lixo.
– **Poluição dos rios e córregos:** Os rios e córregos estavam poluídos, devido ao lançamento de esgoto e lixo não tratado.
– **Doenças de veiculação hídrica:** Houve muitas doenças de veiculação hídrica, como a hepatite A, a diarreia e a cólera, devido à falta de água potável e de saneamento básico.
– **Condições insalubres:** As condições insalubres contribuíram para o aumento da mortalidade infantil e das doenças de veiculação hídrica.
– **Falta de investimentos:** O governo não investiu em saneamento básico, o que contribuiu para a precariedade da infraestrutura e para o aumento das doenças de veiculação hídrica.

## Transporte público

– **Precariedade dos serviços:** Os serviços de transporte público eram precários, com ônibus e trens sucateados e lotados.
– **Falta de investimento:** O governo não investiu em transporte público, o que contribuiu para a precariedade dos serviços.
– **Congestionamentos:** Os congestionamentos eram frequentes, devido à falta de investimento em infraestrutura e à precariedade dos serviços de transporte público.
– **Poluição do ar:** A poluição do ar era elevada, devido aos veículos mal conservados e à falta de fiscalização.
– **Acidentes:** Os acidentes de trânsito eram frequentes, devido à precariedade dos serviços de transporte público e à falta de fiscalização.

## Habitação

– **Déficit habitacional:** Havia um grande déficit habitacional, com muitas pessoas morando em favelas e cortiços.
– **Falta de investimentos:** O governo não investiu em habitação popular, o que contribuiu para o aumento do déficit habitacional.
– **Condições precárias:** As condições das moradias eram precárias, com falta de saneamento básico, água potável e energia elétrica.
– **Doenças:** As condições precárias das moradias contribuíam para o aumento das doenças de veiculação hídrica e das doenças respiratórias.
– **Criminalidade:** O déficit habitacional e as condições precárias das moradias contribuíam para o aumento da criminalidade.

## Segurança pública

– **Repressão política:** A repressão política era forte, com a polícia perseguindo e prendendo opositores do regime.
– **Tortura:** A tortura era amplamente utilizada para obter informações e intimidar opositores do regime.
– **Desaparecimentos:** Houve muitos casos de desaparecimento de pessoas, muitas das quais foram torturadas e mortas.
– **Censura à imprensa:** A imprensa era censurada, e os jornais e revistas eram obrigados a seguir as diretrizes do governo.
– **Controle sobre a população:** O governo exercia um controle sobre a população, por meio da censura à imprensa, da repressão política e da tortura.

## Economia

– **Crescimento econômico:** A economia brasileira cresceu durante a ditadura militar, mas esse crescimento não foi distribuído de forma equitativa.
– **Concentração de renda:** A renda era concentrada nas mãos de uma pequena elite, enquanto a maioria da população vivia na pobreza.
– **Inflação elevada:** A inflação era elevada, o que corroía o poder de compra das pessoas.
– **Dívida externa:** A dívida externa aumentou significativamente, o que tornou o Brasil dependente dos credores internacionais.
– **Desenvolvimento desigual:** O desenvolvimento econômico era desigual, com algumas regiões do país crescendo mais do que outras.

## Política

– **Autoritarismo:** O regime militar era autoritário, com o poder concentrado nas mãos de um pequeno grupo de militares.
– **Supressão dos direitos políticos:** Os direitos políticos foram suprimidos, e o voto direto foi abolido.
– **Censura:** A censura era amplamente utilizada para controlar a imprensa e a cultura.
– **Repressão política:** A repressão política era forte, com a polícia perseguindo e prendendo opositores do regime.
– **Tortura:** A tortura era amplamente utilizada para obter informações e intimidar opositores do regime.

## Cultura

– **Censura:** A censura era amplamente utilizada para controlar a produção cultural, e muitos livros, filmes e peças de teatro foram proibidos.
– **Perseguição a artistas:** Artistas que se manifestavam contra o regime eram perseguidos e presos.
– **Exílio de artistas:** Muitos artistas foram obrigados a se exilar no exterior, para escapar da perseguição do regime.
– **Desaparecimento de artistas:** Houve muitos casos de desaparecimento de artistas, muitos dos quais foram torturados e mortos.
– **Controle sobre a cultura:** O governo exercia um controle sobre a cultura, por meio da censura, da perseguição a artistas e do exílio.

## Meio ambiente

– **Destruição da Amazônia:** A Amazônia foi desmatada em grande escala, para a construção de rodovias e para a exploração de recursos naturais.
– **Poluição ambiental:** A poluição ambiental era elevada, devido à falta de regulamentação e à fiscalização.
– **Desastres ambientais:** Houve vários desastres ambientais, como o rompimento de barragens e o vazamento de produtos químicos.
– **Falta de políticas ambientais:** O governo não tinha políticas ambientais, o que contribuiu para a destruição da Amazônia e para a poluição ambiental.
– **Degradação ambiental:** A degradação ambiental era significativa, devido à destruição da Amazônia, à poluição ambiental e à falta de políticas ambientais.

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