Na pandemia, os servidores públicos estão salvando o Brasil

e-publico-servidores-públicos-estão-salvando-o-Brasil

Na pandemia, os servidores públicos estão salvando o Brasil

Na maior crise sanitária da história do Brasil, um momento em que se precisa de união, solidariedade e ação, estamos envoltos em uma paralisia inconsequente causada por setores que vêm se esforçando impedir os esforços de controle da pandemia de Covid-19.

A negligência do Governo Federal e de seus apoiadores jogaram o Brasil em uma verdadeira tragédia que, até 31 de janeiro de 2021, levou mais de 220 mil brasileiros à morte.

Mas é graças aos servidores públicos, os verdadeiros “salvadores da pátria”, que uma tragédia ainda maior está sendo evitada.

 

Garantia

Vimos ao longo dos últimos meses que a principal garantia de sobrevivência do nosso país é um Estado forte, composto por instituições sólidas, formadas por profissionais que servem ao país e ao interesse coletivo, e não a um determinado projeto político passageiro.

Neste cenário desolador pelo qual passa nosso país, surge a figura do servidor público.

Entre inúmeros exemplos, temos:

  • Profissionais da saúde que trabalham desde o começo da pandemia no país (março de 2020), praticamente sem folga e sem as condições ideais para exercer, com segurança, o trabalho de salvar vidas.
  • Profissionais da segurança pública que, mesmo com muitos brasileiros em isolamento social, não abdicaram de cumprir seu dever.
  • Servidores do Judiciário que, mesmo em meio a um sistema complexo, mantiveram suas atividades para garantir o acesso dos cidadãos à Justiça.
  • Professores de todos os níveis da educação, que transformaram a sala de estar de suas casas em salas de aula e dobram suas jornadas para anteder os alunos.
  • Servidores de instituições públicas (como Instituto Butantan, Fiocruz e universidades), da Vigilância Sanitária e do Sistema Único de Saúde (SUS). Neles estão cientistas, enfermeiras e enfermeiros, médicos, gestores e tantos outros profissionais que merecem todo reconhecimento e agradecimento.
  • Servidores que continuaram trabalhando para garantir que o alimento chegue à casa dos brasileiros.

Enfim, são inúmeros profissionais, das mais diferentes páreas, cujo trabalho contribuiu para salvar vidas e trazer esperança para os brasileiros.

 

Brasil ainda em pé

Apesar de todas as dificuldades, os servidores mantiveram nosso país funcionando, dando suporte a todos os aspectos também da esfera privada.

Ao longo desse tempo, muitos servidores perderam a vida porque se contaminaram enquanto mantinham suas atividades profissionais.

E apesar de todo esse esforço, setores oportunistas da sociedade continuam tentando enganar a sociedade, para que a população não perceba o quanto o serviço público é essencial.

Servidores públicos são altamente qualificados e, devido ao seu dever cívico, mantêm seu comprometimento com a sociedade, mesmo diante da crescente desvalorização, de condições de trabalho cada vez piores, e até das mentiras espalhadas por setores que desejam que apenas os mais ricos tenham acesso a direitos e dignidade.

 

Para todos

Mesmo que alguns não ainda percebam, os serviços públicos são benéficos para toda a sociedade, mesmo para aqueles que não usam diretamente alguns desses serviços.

Você acha que é coincidência que as nações mais admiradas (principalmente por terem maiores qualidades de vida) são aqueles que contam com servidores públicos valorizados por seus governos e, especialmente, pela própria sociedade?

A maioria desses países, considerados mais desenvolvidos, estabelecem políticas de Estado pensadas no longo prazo, para beneficiar o conjunto da sociedade. A busca pelo bem-estar coletivo é maior do que os interesses dos governos que estão no poder.

É por esse mesmo motivo que esses países investem no serviço público, e possuem uma taxa de ocupação média de 18 servidores a cada 100 trabalhadores. É muito maior que aqui no Brasil, onde temos 12 servidores a cada 100 empregados.

Mas o Brasil também tem um imenso potencial. E apesar da visão deturpada de muitos governantes, cujos interesses particulares se sobrepõem às necessidades coletivas, nossos servidores colocaram a própria vida em risco para salvar a população durante a pandemia de Covid-19.

São eles que fizeram, desde o começo, um esforço gigantesco para não deixar que o negacionismo e a irresponsabilidade de políticos e governantes causassem uma tragédia ainda maior.

Enquanto o Governo Federal estava gastando enormes quantidades de recursos para comprar medicamentos que não possuem comprovação científica, servidores continuaram trabalhando para garantir o funcionamento do cidades, estados e do Brasil.

Tudo isso prova que termos serviços públicos estruturados e de qualidade, com um corpo de servidores qualificados e valorizados, é bom para toda a população.

São eles os responsáveis por evitar uma crise humanitária sem precedentes.

Os servidores públicos são os verdadeiros salvadores da pátria.

 

 

Veja outros materiais da campanha
Conheça nossa página no Facebook
Siga-nos no Instagram